23 de nov. de 2011

Frutas convencionais e frutas orgânicas

Por Ursula Jahara * 22.Novembro.2011

Ontem, pela manhã, eu estava passando pela feira de Ipanema, RJ, e resolvi iniciar meu desjejum ali mesmo, afinal nada mais gostoso do que cortar uma fruta madura, ao meio de tantas frutas e cores, e recarregar o corpo com água estruturada e fibras solúveis - que colaboram com o funcionamento de nosso organismo - de uma forma bem simples, sem modificações e incluindo o sorriso dos feirantes. Mas não, infelizmente essa não era uma feira de alimentos orgânicos. Mas sim, esses alimentos da feira não foram processados e desvitalizados completamente (apesar das químicas na hora da produção) afinal, são alimentos que vem diretamente da terra, e não das indústrias que os modificam 100%.


A foto abaixo foi publicada em nossa comunidade no Facebook, e um querido amigo que é um dos responsáveis pelo Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, no Rio de Janeiro, postou um comentário de grande valia que quero compartilhar aqui com vocês, além da resposta que deixei para ele com pontos que acho também importantes de compreendermos.

Manhã na feira de Ipanema => 1 abacaxi + 1/2 mamão


Recebi o seguinte comentário na foto acima e compartilho:

Oi amiga, esses alimentos são industriais, sim, vêm de monoculturas, manipulados geneticamente, com todo tipo de aditivo químico, fertilizantes, fungicidas, inseticidadas, hormônios para acelerar ou freiar algum processo do vegetal,.... não vou continuar . Só sei que nada disso é NATURAL E VIVO, sei que agridem a natureza, nós , vc minha amiga ,eu, nossos filhos e netos...

Te convido a andar na mesma 3a feira até a Feira da Pça Nossa Senhora da Paz do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, direto do produtor agroecológico fluminense ao consumidor carioca consciente
(Em 22/11 tinhamos de frutas de safra, morangos, ameixas, bananas ,laranjas, mamão, limão, tangerina, abacate, tamarindo,pessego, jabuticaba, ...)

Carinhos Fiora

----

Minha resposta:

Fiora! Concordo com você em número, gênero e grau. O que eu quero passar aqui é que, infelizmente ainda assim, melhor comer frutas - mesmo que plantadas com esses aditivos, e mesmo vindo de monoculturas, mas que ainda assim vieram diretamente da mãe terra - mesmo que abusada - para as feiras. Melhor do que comprar alimento industrializado que além de ter todos esses pontos negativos que você mencionou, passaram também pela indústria e foram adicionados de mais pontos negativos para se manterem nas prateleiras dos mercados e de nossas casas - além de suas embalagens não serem nada ecologicamente amigáveis. Alimentos frescos - frutas e vegetais, mesmo que convencionais, são ricos em água, fibras que ajudam com que o organismo funcione melhor e, com suas 'embalagens' ecológicas, podem retornar ao solo diminuindo a poluição em geral.

De qualquer forma, fica a dica para todos - visitem as feiras orgânicas sempre que possivel - vamos incentivar a produção de alimentos que realmente são considerados alimentos para nosso corpo, nosso templo, além de não danificarem a terra, as águas, e todos os envolvidos no processo de produção.

Conheçam as feiras orgânicas no Rio de Janeiro - clique aqui - novas localizações já estão disponíveis.

Um brinde a vida!

Ursula Jahara *|*

2 comentários:

  1. Muito boa esta matéria! Eu sempre compro alimentos orgânicos e é uma pena, realmente, que sejam tão difíceis de encontrar em São Paulo. Existem várias feiras, mas as frutas são as mais difíceis de se achar! Algumas como melancia, melão, maracujá nunca encontrei orgânica, mas mesmo assim como, fazer o quê! Mas quando posso compro orgânicos! Pelo ambiente e pela saúde, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Exatamente. Faça a sua parte - pelo seu corpo e pelo planeta. Lembre-se que, mesmo não sendo orgânicos, ainda assim são melhores do que muitos alimentos que encontramos por aí, pois ainda assim receberam energia solar, energia lunar, da chuva, da terra, dos ventos, e sempre está em processo de transformação, além de serem alimentos ricos em água, fibras e nutrientes. Brinde a vida! :)

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...