24 de out. de 2007

Consumo do Leite - o outro lado da moeda

...
Nessa entrevista a Dra Denise Carreiro enfatiza sobre o consumo desequilibrado desse alimento em relação ao consumo dos alimentos que protegeriam o organismo contra algumas coisas que não são interessantes no leite de vaca.

- Proteína beta-lacto-globulina que não digerimos
- 80 % caseína no leite de vaca e apenas 20% no leite da mãe (a caseína do leite da mãe protege a mucosa,  a parede intestinal do bebe, a do leite de vaca não)
- Não tem nada mais específico para um bebe que o leite da mãe!
- 25 frações proteicas alergenicas no leite de vaca
- O nosso organismo não aproveita as 'maravilhas' do leite de vaca que tanto falam, como: fonte de calcio, proteina, oligo-sacarideos...
- Temos dificuldade em digerir a proteína no leite da vaca, 3x mais calcio no leite de vaca (que não foi feito para nossa espécie) do que no leite da mãe e pouca quantidade dos outros nutrientes para trabalhar em conjunto com o cálcio...

O super consumo de leite nos dias de hoje:

- em biscoitos recheados, requeijão, queijos, iogurte, no salaminho que tem leite, doces, chocolate, bolos, etc...

O que temos que promover na saúde da população?

- o consumo de frutas, verduras, leguminosas, cereais... tem o cálcio, magnesio, zinco, ácido fólico, nas proporções necessárias para o organismo humano.

- 82% do consumo total de energia do brasileiro nos dias de hoje são de alimentos prontos - industrializados; em contrapartida, o legume, verdura, frutas, floco de aveia, arroz integral, enfim, os alimentos que iriam proteger a parede do intestino que não iria deixar passar o que não se deve para dentro do organismo, que iria melhorar a nossa capacidade de eliminar toxinas, que iria modular o nosso sistema imunologico, estão sendo esquecidos.

Principais fontes de cálcio:

- Legumes, verduras, e frutas de uma maneira em geral - são riquissimas em várias vitaminas e minerais.


Entrevista Dra Denise Carreiro sobre o consumo do leite - programa Estilo e Saúde- exibido em 16/10/07.


...

0 Comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...