3 de set. de 2011

Semente do Cacau - a semente do chocolate!

Cacau - a fruta
Cacau - a fruta,
e sua mãe - a árvore

05.Setembro.2011 * Costa Rica!

Chocolate! Ou melhor dizendo, cacau!!!

O chocolate 'nosso de cada dia'....

Você sabe como é a fruta que oferece sua semente para que se torne esse tão cobiçado 'alimento' - ou passa tempo, que infelizmente nos dias de hoje nada mais é do que um alimento extremamente processado - com adição de leite, muito açúcar, e que oferece pouco ou quase nada de suas reais propriedades?

Compartilho com vocês um pouco desse processo, para que possamos estar 'mais próximos' de nossos alimentos - saindo do empacotado para o plano real - a fruta!

Ah, e melhor do que a semente é a polpa que engloba a semente - branca e doce!

Aqui na fazenda onde estou nesse momento, na Costa Rica, a produção do cacau - a semente - é super caseira. Apenas suficiente para produzir alguns quilos - para consumo interno e revenda para alguns interessados em cacau orgânico, e desidratado ao sol / desidratador.

O processo se inicia por retirar e colocar as sementes - revestidas por uma camada branquinha (sua polpa) e docinha - dentro de uma grande caixa onde ficará fermentando por 7 a 10 dias. Após o processo de fermentação se completar - e tenho que confessar (o cheiro de qualquer fermentação não é nada agradável!), as sementes seguem para secagem ao sol por mais 4 a 5 dias - levando em consideração o tempo na região, ensolarado de preferência (no momento o sol aparece pela manhã até uma certa hora, depois as nuvens cobrem o céu, e certamente chuva ocorre). Para finalizar essa secagem, dar uma ajudinha no processo que não pode ser finalizado devido a falta de sol constante, finaliza-se em um desidratador por mais umas 24hs. Desidratação encerrada, é hora de selecionar as sementes, separar em sacos plásticos prensados a vácuo. As que serão utilizadas na cozinha, são descascadas e guardadas em pote de vidro, e o consumo é feito assim, para que os benefícios da semente sejam repassados ao nosso corpo, e não guardados nas prateleiras dos mercados, encharcados de açúcar e outros ingredientes indesejáveis ao nosso equilíbrio físico-mental.

E sim, se for utilizar as sementinhas cruas desidratadas, não exagere achando que por não ter sido processado conforme as indústrias fazem, tudo bem o consumo elevado. O equilíbrio é sempre bem vindo! :)

Fermentando as sementes do cacau
Fermentação das sementes do cacau
Secagem das sementes de Cacau - ao sol
Secagem ao sol
Desidratando as sementes de Cacau
Secagem no desidratador
Processo - descascar as sementes do cacau
Ursula contribuindo no processo de seleção das sementes,
e retirada da casca para, então, o consumo em vitaminas de
frutas, tortas cruas e afins. (Costa Rica, Setembro 2011)
Cacau - a semente
Um 'close up' na semente do cacau - com casca e sem casca!

Um brinde a vida!

Ursula Jahara *|*

0 Comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...