26 de ago. de 2011

Entenda a Agricultura Orgânica


Fazer agricultura orgânica não significa simplesmente deixar de usar agrotóxicos e adubos químicos nas lavouras. Para que isso possa acontecer, é preciso:

.Tratar o solo como um organismo vivo, protegendo-o da erosão e fornecendo-lhe matéria orgânica.

.Nutrir as lavouras através desse solo vivo, suplementando-as com materiais naturais de acordo com as necessidades das plantas.

;Tornar as plantas resistentes a pragas e doenças e, só em último caso, lançar mão de extratos e caldas, defensivos elaborados com elementos naturais de baixa ou nenhuma toxicidade.



.Utilizar água de boa qualidade na irrigação das lavouras e na higienização dos produtos.

.Respeitar a natureza dos animais, proporcionando bem-estar às criações através de alimentação e tratamentos adequados.

.Um sítio orgânico é um ecossistema onde interagem animais, plantas nativas e cultivadas, microorganismos e seres humanos, intervindo o mínimo possível, e sempre levando em conta os processos naturais.

.Na agricultura orgânica, o trabalho humano é respeitado e valorizado. Sua grande aliada é a biodiversidade: a vida manifestada em todas as suas formas, em um meio ambiente protegido.

.Ela busca a sustentabilidade: a chance de gerações futuras de agricultores poderem produzir e se desenvolver, e de consumidores poderem se alimentar de forma saudável.

.E busca a autonomia do pequeno agricultor: aquele que é o grande responsável pela produção de alimentos e que vem sendo eliminado por um modelo tecnológico e social que impõe o uso de insumos de alto custo, a produtividade a qualquer preço e o lucro imediato como único parâmetro de eficiência.

A agricultura orgânica não pode conviver com os transgênicos.

Fonte: Abio.org.br

0 Comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...