13 de mai. de 2010

Temperos nossos de todos os dias!

12/Maio/2010

Hoje eu estava adicionando um temperinho, para lá de saboroso, a minha saladona, quando surgiu a ideia e 'necessidade' de postar algumas informações interessantes sobre alguns 'temperos nossos de todos os dias' - ou quase. Além de alimentarem através do sabor e aroma (sim, estimulam diversas informações em nosso cérebro que transmite essas às funções corporais), eles, sem dúvida, adicionam uma pitada e tanta de benefícios ao nosso prato e consequentemente nosso corpo.

Tempere-se naturalmente, bom proveito e brinde a vida com saúde que se encontra na nossa mesa de cada dia!

Ursula Jahara :)



Então, vamos lá:

Açafrão: antioxidante e anti-inflamatório.

Alecrim: digestivo e antioxidante. estimulante, elimina gases e ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Usa-se contra o reumatismo e a gota; aumenta a memória.

Alho: antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea; antibiótica; anticoagulante; controlador de colesterol; anti-inflamatória; vermífuga; anti-séptica; diurética; anti-térmica

Canela: adstringente; afrodisíaca; anti-séptica; estimulante; sedativa; tônica; vasodilatadora; desencadeia a produção de insulina; gases abdominais; ulceras estomacais causadas por stress; hipertensão arterial; resfriados.

Cardamomo: antioxidante. anti-séptica, digestiva, diurética, expectorante e laxante. Regula o metabolismo, ajuda a curar a artrite e é um bom suplemento para os diabéticos.

Cebola: diurética; digestiva; antioxidante; vermífuga; antibiótica; elimina substâncias tóxicas através dos rins; abre o apetite; age contra a prisão-de-ventre; combate o reumatismo; limpa as vias respiratórias; fortalece o sistema imunológico

Coentro: antioxidante; vermífugo, estimulante das funções digestivas; diurética; trabalha a ansiedade.

Cravo-da-índia: ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol.

Gengibre: antioxidante; alivia a dor, controla a secreção gástrica, reduz a pressão do sangue e estimula a actividade cardíaca; tónico geral; náuseas, tosse, febre. É anticoagulante. Reduz o colesterol do sangue.

Hortelã: analgésica; anti-bacteriana; expectorante; sedativa; gases intestinas; náuseas; reconstituinte; excelente oxigenante celular

Louro: antioxidante. alivia azia, mau hálito e indisposição estomacal

Mostarda: antioxidante. energética; digestiva; anti-bacteriana; regula o intestino; ajuda na coagulação do sangue

Orégano: digestivo, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. O carvacol, substância contida em suas folhas, ativa as defesas do corpo, além de matar germes na comida; combate a tosse, bronquite e cólicas intestinais.

Salsinha: favorece o equilíbrio hormonal; anti-inflamatória; digestiva; diurética; auxilia no tratamento da hipertensão;

Sálvia: digestiva, antioxidante, antibacteriana; estimulante; antiperspirante; antibiótica.

0 Comentarios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...