25 de out. de 2009

Água de coco e seus benefícios. Hidrate-se!

Nada como pisar em Terra Brasilis novamente e poder saborear e desfrutar os benefícios que o coco fresco - sua água e polpa - nos oferece.  Podemos encontrá-lo na feira local - sendo servido por feirantes para lá de sorridentes e simpáticos (viva o nosso Brasil), quiosques, restaurantes, lanchonetes, ou até mesmo comprando diretamente no supermercado e solicitando que seja aberto no local - volta e meia eu faço essa solicitação.

Por isso, companheiros de jornada, nessa primaveira-verão, diga não a desidratação - refresque-se com a água de um coco fresco - vibrando energia viva (nada de caixinha), em temperatura natural ou geladinha como preferir.

Hidrate-se e um brinde a vida!

Ursula Jahara **
_______________

Coco verde ao naturalA água-de-coco é hidratante por ser rica em sais minerais, e é o único isotônico natural disponível comercialmente. A presença do sódio e do potássio (fortificante muscular) em sua composição possibilita a recuperação dos minerais perdidos através da urina e do suor, tornando-se ideal para recompor a perda de energia depois das atividades físicas. E, como repositora eletrolítica (de sódio e de potássio) de origem natural, não oferece riscos para asmáticos e alérgicos a conservantes, sempre presentes nas bebidas artificiais. Outra faceta, é a sua semelhança ao soro fisiológico, tornando-se eficiente na recuperação dos casos de desidratação.

Propriedades terapêuticas e estéticas, a água de coco tem muitas. Funciona como calmante natural, controla a pressão arterial e reduz o nível de colesterol, além de ajudar no tratamento de úlceras, prisão de ventre, diarréia e cãimbras e a combater enjôos e vômitos na gravidez. Sem contar que a água-de-coco verde é indicada por médicos e nutricionistas para eliminar os efeitos do excesso de álcool no organismo. Emoliente natural, faz bem à pele, deixando-a mais hidratada e macia.

Fonte natural de potássio, é boa para hipertensos, pois os medicamentos diuréticos – utilizados no tratamento da hipertensão – geram uma perda muito grande de potássio pela urina. Também pode ser consumida por diabéticos pois não contém sacarose, apenas frutose e dextrose como carboidratos. Entretanto, em ambos os casos não convém abusar porque a água-de-coco contém sódio e outras substâncias que podem acirrar essas doenças.

Ela auxilia ainda no equilíbrio sangüíneo, pois diminui os batimentos cardíacos e controla o sódio e a quantidade de água do corpo. Pela sua composição mineral, traz benefícios para os nervos, cérebro e pulmões. Na medicina popular é usada, em muitas regiões brasileiras, como vermífugo para crianças, preparado com coco ralado batido, água e uma pitada de sal, para se tomar em jejum.

Sua versatilidade é realmente impressionante. Além do consumo humano, a água de coco tem inúmeras utilidades. Na medicina, o produto pode ser usado como conservante de órgãos a serem transplantados e como membrana para queimaduras; na veterinária, como diluente em processos de inseminação artificial; na agroindústria, como conservante de vacinas para as aves. Seus efeitos curativos devem-se, principalmente, ao magnésio.

O valor nutritivo do coco varia de acordo com o estágio de maturação, apresentando em geral quantidades significativas de sais minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro. A polpa do coco é rica em fibras, o que auxilia no bom funcionamento intestinal, mas, à medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras.

Fonte: Educacao24horas.com.br
___________

Propriedades

O coco-da-baía é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos se devem, principalmente, ao seu conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas.

A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. Sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico. São muitos os benefícios da água do coco.

Por exemplo:

.hidrata e amacia a pele
.reduz o nível de colesterol
.combate a verminose infantil
.previne e auxilia no tratamento da artrite
.controla a pressãp arterial
.combate a desidratação
.repõe imediatamente a energia
.evita vômitos e náuseas durante a gravidez
.depura o sangue
.é calmante natural
.reduz a febre
.trata de ílcera estomacal
.combate a prisão de ventre
.previne o enjôo causado pela maresia

Fonte: educar.sc.usp.br
...

6 comentários:

  1. Pena não ter conseguido ainda encontrar aqui em Portugal coco fresco e só castanho seco.


    Obrigada por todas a informações partilhadas!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de retornar dos Estados Unidos e lhe digo que lá, também não encontramos coco fresco - assim como no Brasil. Todos os cocos - supostamente frescos - são importados da Tailandia.

    Não tem coco, não tem problema. Delicie-se e hidrate-se com sucos naturais tão saborosos quanto. Que tal um suco de melancia? ;o)

    Um brinde a vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo19:24

      eu tenho problema no estomago desde que nasci e coco e melancia sao meus remedios desde entao
      ambos ajudam a anular a acidez estomacal pra quem tem gastrite e refluxo gastrico

      Excluir
  3. Obrigada pela informação...
    Sim bebo muitos sumos de fruta e também de verduras. Já há 1 ano que tomei conhecimento do crudivorismo e tento ser 100% crudivora...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber em que categoria se enquadra a àgua de côco e côco ralado, grata prof.Cruz

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:52

    Luiz Carlos
    Se possível gostaria de saber quantos dias por mês posso tomar água de côco verde, ou de caixinha que vende em supermercados. Fico no aguardo de seu retorno.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...