Ashtanga Vinyasa Yoga



“Quando o corpo perece, a força vital se esvai e a luz da verdade não pode alcançar-se. Eu aprendi a arte de preservar meu corpo e, deste modo, também a força vital que habita nele. Antes, desprezava meu corpo. Porém, mais tarde descobri que a divindade morava em seu interior e comprovei que o corpo é o templo do Senhor. Portanto, comecei a preservá-lo com o maior cuidado.” [Tirumular, poeta shaiva de Tamil Nadu, em seu belíssimo poema devocional "Tirumandiram" (versos 724 e 725).] (via Pedro Kupfer)






Aula voltada para a prática do Ashtanga Vinyasa Yoga - 1a série do método - iniciantes ou já praticantes - na Urca ou Zona Sul do Rio de Janeiro

As aulas serão guiadas, mas enfatizando aos alunos a prática do estilo Mysore. Caso algum aluno já tenha experiência prévia, e saiba a sequência da primeira série do Ashtanga, poderá praticar no estilo Mysore. Descrição das aulas:

* GUIADA – aula conduzida verbalmente durante a execução das posturas.

* MYSORE – As aulas no estilo Mysore tradicional são baseadas na forma que Sri K. Pattabhi  Jois ensinou em sua cidade natal de Mysore (Índia). O aluno vem para a aula com regularidade e gradualmente vai  aprimorando sua  prática ao longo do tempo. A relação do professor para com o aluno é mais como a de um personal  trainer, com cada aluno recebendo assistência e orientação individual num ambiente em grupo.  No início os novos alunos podem receber instrução mais verbal para estabelecer os alicerces fundamentais da prática, mas principalmente a classe é realizada em silêncio, com o som e o ritmo da respiração como o fio condutor da prática, e por meio de ajustes para ajudar o aluno a corrigir seu alinhamento e se aprofundar as posturas.

=> Máximo 5 alunos por aula.


Monte seu grupo - 5 alunos no máximo
ou 
Aulas particulares

aulas de 1h à 1:30h
R$ / aula 

Boa prática!





"O que importa é que os ásanas dão uma firme estabilidade ao corpo e ao mesmo tempo reduzem o esforço físico ao mínimo. Evita-se assim a sensação irritante de fadiga, de enervamento de certas partes do corpo, regulam-se os processos fisiológicos e permite-se, desse modo, que a atenção se ocupe exclusivamente da parte fluida da consciência. No começo as posições são incômodas e mesmo insuportáveis. Mas, após certo treino, o esforço de manter o corpo na mesma posição torna-se mínimo."  (Mircea Eliade, no livro "Yoga: imortalidade e liberdade")

_______________________________________________________________________


Sobre a prática do Ashtanga Vinyasa Yoga, por Sri K. Pattabhi Jois:

Vinyasa significa sistema de respiração e movimento. Para cada movimento, há uma respiração. Por exemplo, no Surya Namaskara A existem nove vinyasas. O primeiro vinyasa consiste em inalar enquanto se eleva os braços sobre a sua cabeça, unindo as mãos; o segundo, é durante a exalação curvando o corpo à frente, colocando as mãos ao lado dos pés, no chão, etc. Dessa maneira todos os asanas possuem um certo número de vinyasas.

O propósito do Vinyasa é a limpeza interna. Respirando e se movimentando ao mesmo tempo em que os asanas são feitos aquecem o sangue ou, como Pattabhi Jois diz, fervem o sangue. Sangue grosso é sujo e causa doenças no corpo. O calor criado com o Yoga limpa o sangue e o afina, então ele pode circular livremente. A combinação dos asanas com o movimento e respiração permite que o sangue circule livremente em torno das articulações, removendo impurezas e doenças, que são trazidas para fora do corpo pelo suor que ocorre durante a prática. Suor é um produto importante do vinyasa, pois é somente através do suor que a doença deixa o corpo e ocorre a purificação.

Do mesmo modo que o ouro é derretido num recipiente para remover as suas impurezas, pela virtude da sujeira emergir à superfí­cie com a fervura do ouro, e ela pode então ser removida, yoga ferve o sangue e traz todas as nossas toxinas à superfí­cie, que são removidas pelo suor. Se o método de vinyasa for seguido, o corpo se torna saudável e forte, e puro como ouro.

Depois de purificado o corpo, é possí­vel purificar o sistema nervoso, e então os órgãos dos sentidos. Estes primeiros passos são muito difíceis e requerem muitos anos de prática.

Os órgãos dos sentidos estão sempre voltados para fora, e o corpo está sempre cedendo à preguiça. Entretanto, através da determinação e prática diligente, eles podem ser controlados. Depois que isso é atingido, o controle da mente vem automaticamente. O vinyasa estabelece uma base para que isso possa ocorrer.

"A jornada é o que traz a felicidade, e não o destino."
Trshthana significa os três lugares de atenção ou ação: postura, sistema respiratório e direção do olhar. Estes três são muito importantes para a prática de yoga, e cobrem os três ní­veis de purificação: o corpo, o sistema nervoso e mente. Eles são sempre executados em conjunto uns com os outros.

Asanas purificam, fortificam e dão flexibilidade para o corpo. Respiração é puraka e rechaka, inalação e exalação. Ambos (inalação e exalação) devem ser equilibrados e constantes, o comprimento da inspiração deve ser o mesmo da exalação. Respirar dessa maneira purifica o sistema nervoso.

Dristhi é o lugar para onde olhar enquanto permanece no asana. São nove os dristhis: o nariz, entre as sobrancelhas, umbigo, polegar, mãos, pés, para cima, lado direito e lado esquerdo. O dristhi purifica e estabiliza as funções mentais.

Para limpar o corpo internamente, são necessários dois fatores: ar e fogo. O lugar onde existe fogo nos nossos corpos está localizado a 10cm abaixo do umbigo. Este é o lugar fixo da nossa energia vital. Para que o fogo queime, é necessário ar, e por isso a necessidade da respiração. Se você atiça o fogo com um fole, o equilí­brio é necessário para que a chama não diminua ou cresça de forma incontrolável.

O mesmo método funciona na respiração. Respirações longas e balanceadas vão fortalecer o nosso fogo interno, aumentando o calor corporal que aquece o sangue para purificação fí­sica, e também queima impurezas no sistema nervoso. Respirações longas e balanceadas aumentam o fogo interno e fortalecem o sistema nervoso de uma maneira controlada, e num ritmo equilibrado. Quando este fogo é fortalecido, nossa digestão, saúde e expectativa de vida aumentam. Inalação e exalação desbalanceadas, ou respirar muito rapidamente, vão descompassar os batimentos cardí­acos, danificando o corpo fí­sico e sistema nervoso parassimpático.

Componentes importantes do sistema de respiratório são o mula e uddiyana bandha. Eles são a contração e elevação do assoalho pélvico e baixo ventre, que vedam a energia no corpo, dão leveza, força e saúde ao corpo, e ajudam a construir um fogo interno forte. Sem os bandhas, a respiração não estará correta, e os asanas não trarão benefí­cio. Quando o mula bandha é perfeito, o controle da mente é automático.


Os Seis Venenos
Um aspecto vital da purificação interna que Pattabhi Jois ensina está relacionado aos seis venenos que cercam o coração espiritual. No yoga shastra é dito que Deus reside no nosso coração na forma de luz, mas esta luz está coberta por seis venenos: kama, krodha, moha, lobha, matsarya e mada. Estes são: desejo, raiva, falsas crenças, ganância, inveja e preguiça. Quando a prática de yoga é sustentada com grande disciplina e dedicação por um longo período de tempo, o calor gerado queima estes venenos, e a luz da nossa natureza primordial brilha intensamente.

Isto forma as bases prática e filosófica do Ashtanga Yoga como ensinado por Sri K. Pattabhi Jois.


____________________________________________________

Sobre o Pranayama (técnicas de respiração para expansão da energia vital)

A palavra pranayama é composta por duas raízes: prana e ayama. Prana significa ‘energia vital’. É a força ou energia que está presente em todas as coisas.O pranayama utiliza a respiração para influenciar ofluxo de prana nas nadis ou canais energéticos do pranamaya kosha ou corpo energético.

A palavra ayama define-se como ‘expansão’ ou ‘extensão’. As técnicas de pranayama providenciam o caminho para que a força vital possa ser activada e regulada de modo a que o praticante atinja um estado mais elevado de energia vibratória.
Pranayamas são então, exercícios de respiração com o objetivo de conduzir e expandir essa mesma energia vital- prana - que permeia todas as coisas, que cria um corpo saudável, aquieta a mente e traz equilíbrio nas nossas emoções.
A respiração é vista como um dos membros de muita importância numa filosofia tão extensa como o Yoga. Respiramos automaticamente, sem consciência da forma como respiramos.
Os pranayamas auxiliam-nos a tomar consciência e a aprender sobre o nosso corpo e aparelho respiratório, tendo cada exercício uma função específica e benefícios próprios.

“Como as folhas que arejam a árvore e fornecem nutrientes para que seu crescimento seja saudável, também o pranayama alimenta e areja as células, os nervos, os órgãos, a inteligência e a consciência do sistema humano. Quando estamos realizando um àsana- (postura física), só podemos entender plenamente o corpo se sincronizarmos a respiração com o movimento. Prana é energia. Ayama é criação, distribuição e manutenção. Pranayama é a ciência da respiração, que leva à criação, distribuição e manutenção da energia vital.”
BKS Iyengar

“Quando a respiração é irregular, a mente oscila; quando a respiração se vai, a vida também se vai, portanto, o controle da respiração prolonga a vida.”
Hatha Yoga Pradipika

Fonte: Hugo Abecassis


____________________________________________________

Aflições Psíquicas I

Observo que muitas pessoas estão passando por diferentes formas de distúrbios psíquicos. Estamos numa situação de nível alarmante!

Ao longo do meu caminho no Yoga observei que são duas as grandes causas das aflições mentais. Uma delas é a intoxicação do corpo.

Pois prestem bastante atenção no que vou dizer: boa parte das nossas aflições mentais está relacionada com o alto grau de intoxicação do corpo, do sangue. Já tive uma experiência assim. Depois de um período de purificação do corpo intensa, desfrutar de uma mente clara e ver que certas aflições simplesmente desapareceram.

A nossa forma de pensar é muito importante na manutenção do nosso bem estar psíquico, mas se o nosso corpo não está saudável e puro é muito difícil ter uma mente tranquila. E os itens que estão na mais alta escala de intoxicantes são: cigarro e álcool. Drogas como maconha e outras nem preciso falar né? Em segundo lugar estão os alimentos. Deles os alimentos que carregam química pesada como refrigerante Zero e outros. Seguindo o ranking: alimentos gordurosos, de difícil digestão e com alto grau de acidez. O corpo luta para manter o corpo alcalino. Por isso devemos procurar manter nossa dieta a mais alcalina possível.

É muito importante observar que mesmo uma pessoa que possui bons hábitos e não intoxica seu corpo precisa de meios de limpeza dele. Nosso corpo é um saco, onde tudo entra muito fácil mas não sai da mesma forma. Daí a importância de práticas regulares de purificação do corpo.

TODO SER HUMANO TEM QUE SE DEDICAR À UMA PRÁTICA FÍSICA REGULAR!

Correr, nadar, pedalar. Ao transpirar e movimentar o corpo, ajudamos a colocar as toxinas para fora. É fundamental que essas práticas levem o corpo a um certo grau de esforço para que tenha efeito cardiovascular e gerem transpiração.

Umas das práticas mais eficientes na ação de desintoxicação do corpo é o Yoga. Principalmente as práticas focadas no movimento, aquelas que carregam o princípio de conexão do movimento e respiração: Vinyasa.

Efeito esponja

Os ásanas, posturas de yoga, atuam no nosso corpo num efeito torniquete. Ao passar pelos diferentes tipos de ásanas esprememos e contorcemos nosso corpo, como quem pega uma esponja suja e a lava embaixo de água corrente. Boa parte do bem estar que sentimos depois de uma boa aula de yoga está ligado com este efeito. As toxinas se acumulam no corpo, nas juntas e tecidos, provocando inúmeras lesões e bloqueios de energia. Quando nos movimentamos, essas toxinas voltam para corrente sanguínea e são eliminadas. Acredito também que muita coisa sai no suor durante a prática, apesar de alguns estudiosos dizerem que no suor só sai água..hilário!

Por isso queridos amigos, quando tiver com problema na cabeça, quando a mente estiver confusa: VAI PRATICAR!!!!

No próximo texto vou falar da segunda grande causa das aflições mentais.

Namaskar!



_______________________________________________________________



Mantras

Aṣṭāṅga Yoga Mantra

Saúdo os pés de lótus do mestre que ensina o justo saber e mostra o caminho para o despertar da alma; aquele que está além das comparações e que, como o médico da selva, extrai da consciência o veneno da ignorância. Inclino-me frente ao sábio Patañjali, que tem forma humana na parte superior do corpo, que segura uma espada, uma concha e um disco, e que está coroado por uma serpente de mil cabeças





Invocação de Felicidade

Om. Que a prosperidade e o bem-estar sejam glorificados.
Que os governantes nos governem com retidão e justiça.
Que a sabedoria e o conhecimento sejam protegidos.
Que todos os seres, em todos os lugares, sejam felizes.

_______________________________________________________________

MANTRA YOGA
Faço parte do grupo ShivaSamba Mantra Yoga, do Rio de Janeiro.
Conheça mais acessando o link - shivasambamantrayoga.blogspot.com.br

Quer comprar o CD '7Sadhus' do ShivaSamba Mantra Yoga Band ?
Envie um email para shivasambamantra@gmail.com

_______________________________________________________________________

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...