2 de fev. de 2011

Nosso corpo, nosso planeta

Por Ursula Jahara * Escrito em 2004

Essa foto foi tirada no RedWoods National Park, California,
em Outubro de 2009 - relação entre nós e a natureza.
Respeito e admiração!
Questionamentos sem pressão servem para nos trazer uma visão maior das coisas, um entendimento que vai além do que está nas prateleiras - um respeito a nossa sabedoria. Por isso vou deixar esse questionamento pra você 'pipocar' ele (caso queira), ou rebater caso descorde!

Geralmente faço uma ponte entre o corpo humano e o meio ambiente (o planeta Terra). Porém em nosso corpo nem sempre o o mecanismo (e as consequencias) fica visível. No planeta, os olhos estão sempre captando a beleza ou a 'desgraça' que nos rodeia.


-Somos basicamente constituidos de 70% agua, restante matéria (planeta idem); sem agua não há vida (nem na Terra, nem em nosso organismo) - agua vindo dos alimentos, agua mantida na terra, graças a vegetação. Sem agua o terreno (interno e externo) fica ressecado, sem graça, aquecido, arido, sem cor. Sem água (direta ou indiretamente - alimentos) os órgãos funcionam sobrecarregados, causando doenças corriqueiras.

- corrente sanguínea carrega agua, nutrientes, oxigênio para um corpo saudável; os rios fazem essa mesma ligação nas localidades por onde passam e quando poluídos geram um ambiente degradado, fétido, estagnado, perdendo a vida.

- em nossos orgãos se encontra o trabalho, onde 'tudo' está acontecendo, e funcionando (se não cuidamos bem, se não damos uma devida atenção, a destruição se inicia, a guerra interna, ferimentos, doenças... ; assim como os continentes são o espaço físico onde o funcionamento acontece (quando em harmonia, a vida flui na sua simplicidade - caso contrário, gerras, mortes, estouro, bombas....)

- Nossos pulmões purificam o ar que inspiramos; as florestas (as arvores, a vegetação) são como os alveolos purificando o ar que circula para manter o ambiente vivo. Isso vai para qualquer toxina em forma gasosa que se encontra em ambos os ambientes (ex. o cigarro (ou equivalente) é para o nosso organismo o que a poluição industrial é para o meio ambiente - uma força fora do comum, um trabalho extra para purificar essas toxinas não desejaveis - uma forma de proteção - que chega um momento onde não tem mais para escapar e.... doenças pulmonares que se tornam um ciclo gerando outras doenças no organismo por falta de oxigenação suficiente, ou por toxinas a mais que são ingeridas).

- as células trabalhando faço a ponte com a terra, o solo, onde se mantem os nutrientes, a agua, a saude, o bem estar... se doentes se desiquilibram e desiquilibram o meio onde vivem (ex. cancer - desequilibrio emocional, mental tb geram degradação)

- quando o corpo está em crise ele reage de alguma forma - a temperatura aumenta ou diminue, pressão alta ou baixa, dor disso ou daquilo... da mesma maneira acontece com o planeta - poluições, intoxicação industrial e blablabla estão criando mudanças climáticas - inundações, aumento de temperatura, degelo...

- alimentos vivos, coloridos, cheios de nutrientes - construtores, reguladores, energéticos - trazem vitalidade ao organismo; flores, plantas de cores vivas, fortes, trazem beleza, exalam perfumes, oxigênio e liberam harmonia ao meio ambiente.

- E assim vamos.... não estamos sozinhos nessa caminhada.

Gostamos de complicar tudo em demasia. Construimos o desnecessário, pensamos o inútil, discutimos guerras e não vida. Nossa cabeça, nosso corpo andam poluidos e pensamos que isso é o normal. Aceitamos o inaceitável, o questionável. A simplicidade traz harmonia geral. Traz vontade de sorrir, de dançar, de abraçar, de beijar, de construir algo benéfico, de amar, de aceitação da beleza já existente em um ambiente harmônico por si só. Olhe a natureza e retire dela o máximo que você puder. Não olhe muito para a loucura do homem, ou se olhar absorva o que achar construtivo e separe, exclua o destrutivo. Não precisamos disso e somos responsáveis por grande parte de nossas escolhas.

Quando falo ou escrevo sobre essas coisas gosto de enfatizar que primeiramente estou falando pra mim mesma, pois se deixar a mente esquece o que não é ativado com frequência e se agarra aquilo que está ao nosso redor seja positivo ou negativo. É importante estar atento aos 'sugas-sugas' da sociedade. Se é que você me entende ou até mesmo concorda. Se não concorda, está mais do que no seu direito e eu no meu - o direito da expressão sem ultrapassar a liberdade do outro.

0 Comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...