...
Por Fernando Travi
Por Fernando Travi
Até a metade do século XX os alimentos crus eram vistos como perigosos para a saúde e os alimentos costumavam ser hiper cozidos e a água de cozimento jogada fora com todos os nutrientes da fervura. Ainda hoje esta orientação absurda e anti-fisiológica é a tônica em pacientes graves e UTIs. O temor às infecções e a ignorância de onde vêm os micróbios leva muitos profissionais a prescreverem somente alimentos cozidos e esterilizados.
Hoje, apesar do reconhecimento científico que o cozimento destrói quase a totalidade dos nutrientes dos alimentos ainda persiste o hábito de alimentação quase exclusivamente baseado em alimentos desnaturados e impróprios, leia-se: cozidos em água ou vapor, assados, fritos e irradiados.
Compreender que o que nos alimenta são os produtos integrais e naturais, frescos e crus é o primeiro e mais importante passo para manter e recuperar a saúde, aumentar a vitalidade e conquistar a longevidade. Pelo menos 70% de tudo o que comemos deveria ser cru. Os alimentos cozidos são apenas uma concessão ao paladar, aos hábitos herdados de um passado onde se desconhecia as necessidades humanas e o poder destrutivo do fogo sobre a vida e sua capacidade de desorganizar a matéria e torná-la imprópria ao consumo.
Algumas vantagens da alimentação crua:
1. Exercício e desenvolvimento dos dentes e toda boca
2. Mastigar promove a salivação adequada e produção de sucos gástricos próprios para a digestão, o que não ocorre com os alimentos cozidos
3. Alimentos crus preservam a boca e o estômago dos alimentos quentes.
4. Os alimentos crus são naturais a fisiologia humana, ou seja, nós fomos constituídos para a alimentação crua e não para a cozida.
5. Alimentos crus nos protegem das más combinações alimentares, comuns em pratos cozidos onde, quanto mais alimentos incompatíveis melhor.
6. Refeições simples são mais bem digeridas.
7. Tudo o que precisamos em termos de nutrientes encontramos nos crus, mas jamais numa refeição cozida onde o calor já destruiu quase tudo.
8. Quando comemos alimentos naturais crus comemos menos. Os cozidos estão desnaturados e levam a necessidade de maiores quantidades.
9. Com alimentos crus não somos enganados sobre a qualidade, como ocorre com alimentos manipulados e alterados pelo cozimento, onde o aspecto, forma, cheiro e gosto foram maquiados.
10. Os alimentos crus se mantêm por muito mais tempo sem fermentar. O cozimento apressa o processo de fermentação e decadência do produto.
11. Uma dieta crua poupa tempo, dinheiro e nutrientes.
12. Os alimentos vegetais crus são naturalmente estéreis. Os alimentos que foram cozidos, ou os de origem animal, como as carnes, deterioram-se rapidamente e sempre contêm bactérias nocivas, mesmo sob cuidados rigorosos de higiene.
Fonte: higienismo.com.br
...
i love this
ResponderExcluiris very interesting
bye lol