5 de out. de 2009

Alimentos crus são essenciais para a saúde


...
Por Fernando Travi


Até a metade do século XX os alimentos crus eram vistos como perigosos para a saúde e os alimentos costumavam ser hiper cozidos e a água de cozimento jogada fora com todos os nutrientes da fervura. Ainda hoje esta orientação absurda e anti-fisiológica é a tônica em pacientes graves e UTIs. O temor às infecções e a ignorância de onde vêm os micróbios leva muitos profissionais a prescreverem somente alimentos cozidos e esterilizados.

Hoje, apesar do reconhecimento científico que o cozimento destrói quase a totalidade dos nutrientes dos alimentos ainda persiste o hábito de alimentação quase exclusivamente baseado em alimentos desnaturados e impróprios, leia-se: cozidos em água ou vapor, assados, fritos e irradiados.

Compreender que o que nos alimenta são os produtos integrais e naturais, frescos e crus é o primeiro e mais importante passo para manter e recuperar a saúde, aumentar a vitalidade e conquistar a longevidade. Pelo menos 70% de tudo o que comemos deveria ser cru. Os alimentos cozidos são apenas uma concessão ao paladar, aos hábitos herdados de um passado onde se desconhecia as necessidades humanas e o poder destrutivo do fogo sobre a vida e sua capacidade de desorganizar a matéria e torná-la imprópria ao consumo.

Algumas vantagens da alimentação crua:

1. Exercício e desenvolvimento dos dentes e toda boca

2. Mastigar promove a salivação adequada e produção de sucos gástricos próprios para a digestão, o que não ocorre com os alimentos cozidos

3. Alimentos crus preservam a boca e o estômago dos alimentos quentes.

4. Os alimentos crus são naturais a fisiologia humana, ou seja, nós fomos constituídos para a alimentação crua e não para a cozida.

5. Alimentos crus nos protegem das más combinações alimentares, comuns em pratos cozidos onde, quanto mais alimentos incompatíveis melhor.

6. Refeições simples são mais bem digeridas.

7. Tudo o que precisamos em termos de nutrientes encontramos nos crus, mas jamais numa refeição cozida onde o calor já destruiu quase tudo.

8. Quando comemos alimentos naturais crus comemos menos. Os cozidos estão desnaturados e levam a necessidade de maiores quantidades.

9. Com alimentos crus não somos enganados sobre a qualidade, como ocorre com alimentos manipulados e alterados pelo cozimento, onde o aspecto, forma, cheiro e gosto foram maquiados.

10. Os alimentos crus se mantêm por muito mais tempo sem fermentar. O cozimento apressa o processo de fermentação e decadência do produto.

11. Uma dieta crua poupa tempo, dinheiro e nutrientes.

12. Os alimentos vegetais crus são naturalmente estéreis. Os alimentos que foram cozidos, ou os de origem animal, como as carnes, deterioram-se rapidamente e sempre contêm bactérias nocivas, mesmo sob cuidados rigorosos de higiene.

Fonte: higienismo.com.br
...

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...