15 de set. de 2004

Equilíbrio Alcalino / Ácido


O equilíbrio alcalino ácido ocorre no sitema fluído dos organismos vivos, o que abrange por vota de 70% do peso do nosso corpo: 55% dos fluídos estão presentes nas células, 5% no sangue e 10% são os fluídos que envolvem as células.

O pH é representado numa escala de 0 a 14, onde de 0 a 6,99 representa pH ácido, 7 é neutro e acima de 7 até 14 é alcalino.


O pH do sangue é 7,4, assim ele precisa ser mantido para preservar a nossa vida. Se o pH abaixa a 6,95, podemos entrar em coma e morrer, porque o coração relaxa e não pode bater. Se o pH sobe a 7,7, pode provocar mais espasmos, tetania, convulsões, etc. Investigação cientifica demostra que a acidez é causa das doenças, quanto mais ácido o meio interno do organismo determinados microorganismo (vírus, bactérias, fungos, etc) podem proliferar desencadeando doenças. Um ambiente ácido disponibiliza menos oxigênio (O) nos sitemas, orque o excesso de hidrogênio (H+) produzido pelo sistema ácido reage com oxigênio, diminuindo dessa forma a produção de energia adequada ao funcionamento do organismo, levando-o à degeneração.



A hiperacidez é proveniente de um estilo de vida desarmonioso, stress e uma alimentação composta com grande parte de alimentos que produzem acidez. A ingestão, na maioria, de alimentos alcalinos na dieta é um grande aliado para diminuirmos a acidez do nosso corpo e equilibrarmos os sistemas do organismo. Os alimentos alcalinos são aqueles que criam uma condição alcalina no corpo por possuirem uma alta concentração de Na (sódio), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio) e Fe (ferro), enquanto os alimentos ricos em S (enxofre, P (fósforo), Cl (cloro) e I (iodo) são ácidos. No laboratório pode-se medir o grau de acidez ou alcalinidade do alimento.

Uma alimentação composta com mais de 50% de alimentos ácidos podem ocasionar grandes riscos para a saúde, predispondo ao surgimento de doenças. O ideal seria uma alimentação com mais de 80% alimentos alcalinos e 20% ácidos, dando condições ao corpo de garantir a manutenção do equilíbrio alcalino-ácido.

Os ácidos vão se acumulando nos tecidos e articulaões ao longo dos anos intoxicam o organismo, sobrecarregam os órgãos de eliminação e, desta forma, desencadeiam processos de doenças. Estes ácidos, muitos deles, vêem da digestão do aliemnto inadequado ao organismo. Estes ácidos atravessam a parede do intestino que perdeu sua funçaõ seletiva devido à reações alérgicas alimentares, permitindo a passagem dessas substâncias tóxicas para a corrente circulatória. Todo o empenho dos sistemas orgânicos está voltado para manter o pH tampão (7,4 no sangue) e nesta compensação os ácidos que chegam ao sangue são imediatamente retirados e depositados nos tecidos.


Relação de alimentos que formam álcalis:
Frutas:
Abacate
Abacaxi
Ameixa seca
Banana
Cereja Damasco (seco ou fresco)
Figo
Framboesa
Frutas da estação
Goiaba
Jaca
Kiwi
Laranja
Limão
Mamão
Manga
Melancia
Melão
Mexerica
Morango
Nectarina
Passas
Passas de banana
Pêra
Pêssego
Pinha
Pitanga
Tangerina
Uva


Vegetais:
Abóbora
Abobrinha
Agrião
Aipo
Alface
Alho poró
Aspargo
Batata Inglesa (c/ cas ca)
Beldroega
Beringela
Beterraba
Brócolis
Caruru
Cebola de Cabeça
Cebolinha
Cenoura
Chicória
Cogumelo Shiitake
Couve
Couve de Bruxelas
Couve-Flor
Dente-de-Leão
Ervilha Verde
Espinafre
Feijão-Verde
Jiló
Maxixe
Mostarda
Nabo
Nirá
Pepino
Pimentão
Quiabo
Rabanete
Raiz de lótus
Repolho
Rúcula
Taioba
Tomate
Vagem
Cereal
Algas
Umeboshi
Brotos
Painço
Nori

broto de alfafa
Aveia (em grão hidra- tada)

broto de Girassol

Kombu

broto de feijão

Wakame

broto de moyashi

Agar-Agar

broto de lentilha

Chlorella

broto de trigo

Hijiki

todas as sementes germinadas


Alimentos que formam acidez:
Açúcar branco e todos os produtos que contenham açúcar
Açúcar mascavo
Caldos de carne
Carne de galinha e outras aves
Carnes de todos os tipos
Castanhas de caju, noz pecã
Cereais (trigo, arroz, cevada, trigo sarraceno e farinhas* de cereais)
Extrato com carne
Frutos do mar
Laticínios (leite, queijo, iogurte, etc.)
Leguminosas: feijões (azuki, preto, fradinho, mulato, soja, etc.), grão-de-bico, ervilhas secas, lentilhas.
Nozes
Ovos
Pães, bolos, tortas, biscoitos
Peixe
Queijo
Refrigerantes
Sopas c/ carne
Sorvetes


Observações:
Cereais integrais, como por exemplo o arroz integral e a farinha integral etc., formam menos ácido que a farinha branca ou o arroz polido.

A germinação das sementes é um processo alcalinizante, dessa maneira podemos melhorar a digestibilidade das leguminosas.

O cozimento é um processo acidificante.

O iogurte de leite desnatado e queijo tipo ricota são menos acidificantes, devido ao processo de fermentação.


Alimentos neutros:
Amêndoas
Avelã
Azeite de oliva extra virgem
Castanha-da-Índia
Óleo de gergelim prensado a frio
Pinha
Sementes de abóbora
Sementes de gergelim
Sementes de girassol



DICAS IMPORTANTES DURANTE A MANIPULAÇÃO DO ALIMENTO
Escolha verduras sem agrotóxicos

Para amornar os alimentos, prefira panelas grossas de barro. As panelas finas facilitam a perda das propriedades energéticas dos alimentos
Nunca deixe alimentos, preparados nas panelas de alumínio, ferro e aço, permanecerem por muito tempo
Use colher de pau
Use escovinha de cerdas naturais para lavar legumes
Aproveite as cascas das verduras (sem agrotóxico)
Para higienizar e descontaminar os alimentos de metais pesados e inseticidas, após lavar com bastante água mergulhar em uma bacia com água e carvão de madeira verde no mínimo por 30 minutos


(1) Ter o cuidado de usar madeira de poda para a produção do carvão.


Fonte: Ros´Ellis Maior Moraes - Nutricionista - http://www.cen.g12.br/virtual/biologia/Alimento_Vivo.htm

16 comentários:

  1. gostaria de saber se o damasco é um alimento ácido ou alcalino.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:21

    Se o limão é cítrico como pode estar no rol dos alcalinizantes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está diretamente relacionada a acidez "degustativa" com a acidez que se vai "originar" no organismo. Na boca ácido é o que sentimos. Mas os compostos orgânicos desse alimento é que vão reagir internamente no nosso organismo criando um ambiente ácido ou alcalino.

      Excluir
  3. De acordo com o livro - O poder de cura do Limão - e estudos de Conceição Trucom - quimica - ela afirma o seguinte: Ao contrário do que pensam as pessoas o limão em seu estado natural tem como principio ativo o ácido cítrico, porém, quando entra em contato com o meio celular no interior do nosso corpo comporta-se como um neutralizante da acidez interna. O limão provoca o acerto do PH do sangue deixando-o levemente alcalino beneficiando órgãos e sistemas, uma vez que a acidez do sangue destrói as células.
    Por potencializar a capacidade metabólica dos órgãos excretores promove limpeza e desintoxicação de todo o corpo. É bactericida, fungicida e antibiótico. Pela desintoxicação do corpo via pele, reduz celulite e varizes ativando a circulação.
    Mais algumas vantagens deste fruto maravilhoso: Combate o ácido úrico, aumenta a absorção de cálcio, magnésio e vitamina D, regula períodos menstruais, melhora o sistema imunológico, evita e pode combater o câncer. Cientistas especializados em psiconeuroimunologia sabem que estados psicológicos negativos atacam o sistema imunológico através de toxinas as quais o limão sabe como eliminar.
    Adequadamente usado pode cicatrizar úlceras do estomago; é um controlador de diarréias e má digestão. Desintoxica o fígado e a vesícula. Trata e previne problemas no sistema cardiovascular porque é potente na desobstrução de vasos sangüíneos. Estimula rins e bexiga.

    Saiba mais acessando o link abaixo:
    http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=1833

    Um brinde a vida!

    Saúde!!

    Ursula Jahara

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu blog. Parabéns!!!
    Eu tirei um monte de duvidas

    ResponderExcluir
  5. Marcio Braga12:05

    Só para tirar uma dúvida:
    Queijo cottage misturado com oleo de linhaça prensado a frio, pode?

    Note bem: Este médido que esta aplicando esta terapia em Portugual, esta tirando todos com cancer dos terminais, já ganhou 8 premios nobel.

    Aguardo retorno.
    SDS
    Marcio Braga

    ResponderExcluir
  6. Marcio Braga12:15

    Quero aqui acrescentar o seguinte:
    O tomate ao fogo, vira acido.
    Cebola é alcalina, mas levado ao fogo vira acido.
    Sal de cozinha é acido.
    Sal marinho tem PH10.
    Cevada tem PH14.
    Bicarbonato de sódio tem PH6.
    Chocolate se for ao leite é acido.
    Chocolate amargo é neutro.

    Comer uma galinha organica, e passado pelo processo de limão, de um dia para o outro, acho que elimina a acidez, podem confirmar?
    SDS
    Marcio Braga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito da sua informação Márcio! Isso justifica em muito o porquê de se consumir preferencialmente alimentos crus! (vegetais e frutas). E porque é tão benéfica a dieta crudívora

      Excluir
  7. muito bom esse artigo, obrigada por compartilhá-la conosco.

    ResponderExcluir
  8. grão de bico e homus com tahine são acidos ou alcalinos?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo08:39

    excelente , é a pura verdade , a populaçao nao sabe dessas informaçoes, e esta ficando doente, poren para manteer uma dieta dessas é prdeciso ter disciplina, na alimentaçao, e mudar os habitos, e para piorar tudo hoje leva agrotoxico, etao, como fazer. Tenho a resposta, veja esta informaçao. SOU USUARIO E REPRESENTANTE. http://sites.amarillasinternet.com/sylocimol/o_que_e.html

    ResponderExcluir
  10. Anônimo08:41

    fiz o comebntario sobtre agua magnetizada
    marcelogentil@yahoo.com.br

    22-26519999

    msn marcelogentil115@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Anônimo20:53

    soube que a maioria dos limões thaiti são transgênicos. e que apenas os limões sicilianos- os que têm sementes- não são transgênicos, portanto ideais para alcalinizar o organismo sem danos e ou cura do limão sem efeitos colaterais que provavalmente teriam os usuários de limões transgênicos.que me dizem? procede essa informação??? Silvia(silucastro09@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  12. Anônimo18:03

    as bananas, prata, nanica, etc...sãoi alcalinas ou cidas?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo19:09

    Como entender o kiwí, por exemplo, ser alcalino e o arroz integral ser ácido? O cozimento não retira a acidez? Pelo contrário??? Gostaria de entender! Obrigada.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...